BLOG CLUBE EDUCACIONAL BERÉIA

[wpdreams_ajaxsearchlite]

CONTRATURNO – UM CONVITE À REALIDADE

O deserto educacional que o Brasil têm enfrentado há pelo menos trinta anos já é um fato impossível de negar. A inevitável crise sanitária mundial trouxe à tona em nosso país uma realidade alarmante em relação ao ensino que os nossos filhos vinham recebendo principalmente nos colégios administrados pelo Estado (públicos). As famílias que tem uma preocupação e um cuidado especial com a educação dos seus filhos, passaram a se questionar como recuperar o tempo perdido e como não agravar a situação, já que as escolas haviam fechado sem um prazo para uma volta à normalidade. Um fenômeno silencioso porém efetivo começou a acontecer entre as famílias e finalmente o homeschooling começou a ganhar mais espaço na tertúlia nacional.

Mas como já sabemos, nem tudo são flores quando se trata de Educação no Brasil e apesar de que a Educação Domiciliar ser uma solução para muitas famílias, admitir que a modalidade não é para todos foi o primeiro passo para a criação do Clube Educacional Beréia (CEB) e também para a criação desse blog onde pouco a pouco explicaremos que o after school sim é possível para todas as famílias brasileiras.

Esperamos com este post, trazer um pouco mais de informação sobre o assunto e desmitificar algumas informações equivocadas a respeito da capacidade dos pais para educar e de instruir em conhecimento aos seus filhos.

Saibam que como pais, vocês estão mais que capacitados para oferecer o melhor em se tratando da educação do seu filho, independente da modalidade escolhida; vocês são os protagonistas dessa história e jamais permita que te digam o contrário.

‘’É urgente o uso dessa prática para restabelecer a liturgia do conhecimento e recuperar o verdadeiro significado da palavra educar.’’

O Afterschool ou Contraturno, nada mais é do que atividades extracurriculares que têm como objetivo complementar a vida acadêmica do estudante em idade escolar.

Em países da Europa ou Estados Unidos, essa prática já faz parte da cultura e portanto, todo o sistema de ensino está desenhado para que tais atividades possam ser aplicadas de uma maneira mais acertiva.

As atividades nesses casos são variadas, desde esportes até classes de músicas passando por reforços escolares ou alguma modalidade que seja do interesse do estudante. Geralmente não ocupam muito o tempo, dado que todo o desenho dos programas estão pensados para que o aproveitamento seja máximo e que possam gerar um resultado efetivo a longo prazo tanto na vida futura, quanto no ambiente acadêmico.

Mas falamos do Brasil, onde o objetivo dessa prática vai muito além de trabalhar aptidões ou interesses de um estudante. É urgente o uso dessa prática para restabelecer a liturgia do conhecimento e recuperar o verdadeiro significado da palavra educar.

Também sabemos que o tempo cada vez mais é um ativo importante quando se trata da rotina, e se agregamos fatores como valores, bons centros, alguma academia de esportes e o trajeto a ser percorrido, tudo parece se complicar. Mas, ainda falamos sobre a educação dos nossos filhos portanto esses motivos não podem ser algo que nos atrapalhem ou nos façam parar de pensar sobre o assunto.

É necessário realizar um novo cálculo de rota, estudar e desenhar um plano que faça sentido para a sua rotina e para a sua família. Assim é como funciona na modalidade homeschooling, tratamos de desenhar um plano que atenda as necessidades do estudante.

Também não é algo que ocupe muito o tempo se a organização das atividades é coerente com a sua realidade. Existem serviços de consultorias onde o orientador (a), te ajuda estruturar um plano que esteja de acordo com os interesses do estudante, como os horários, rotinas de leitura ou qualquer outra atividade que podem ser tanto presencial ou de forma virtual.

O afterschool pode ser uma ferramenta poderosa nas mãos das famílias preocupadas com a educação de seus filhos e vou explicar o motivo; dedicar intencionalmente tempo a educação dos nossos filhos, farão deles estudantes melhores. Pois a cada aprendizado saberão comparar, pensar e indentificar o que não deveriam estar aprendendo, a desenvolver pensamento crítico e saber diferenciar a verdade da mentira, o justo do injusto, o feio do belo. Dessa forma, acreditamos que enviando estudantes mais capacitados as escolas, estaremos colaborando de alguma maneira para um início de mudança no sistema educativo brasileiro.

Implementar a cultura do contraturno no Brasil, pode provocar uma mudança contudente na educação brasileira.

Equipar os nossos estudantes com as ferramentas necessárias tais como: estrutura familiar, apoio emocional, vida espiritual saudável e intelectual é o futuro que o nosso país necessita. Precisamos resgatar o prazer do conhecimento com propósito, o prazer pela boa leitura e acima de tudo, o prazer em honrar a Deus com todas as capacidades que Ele nos presenteou.

O contraturno já faz parte da realidade de muitas famílias brasileiras e pode fazer parte da sua também, te convido à conhecer o trabalho que ralizamos nesse sentido no Clube Educacional Beréia, onde podemos te ajudar a desenhar um plano que realmente funcione para a sua realidade familiar.

Deus te abençoe!

LEIA MAIS

Livre Ensino, Livre Aprendizado.

Contato

Copyright © 2025 por Clube Educacional Beréia. Todos os direitos reservados.​