Entre todos os significados que nos apresenta o Dicionário Aurélio sobre a palavra educação; se destaca o seguinte: ”Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém…”
Não têm haver com intituições de ensinos e sim com a intencionalidade de quem à aplica ou exerce. Educar se trata de olhar para o indivíduo como um todo e quando pensamos no contexto de um ambiente cristão; os parâmetros se ampliam e é necessário agregar o fato de que educamos para a Glória de Deus.
Ao contrário de que muitos dizem ou pensam; o fato de sermos cristãos, não significa somos incultos ou extremistas quando por alguma razão decidimos tomar as rédeas educacionais dos nossos filhos. Educar, independente do formato, faz parte da responsabilidade daqueles que se colocaram no papel de pais.
«E Jesus crescia em sabedoria, e em estatura, e em graça diante de Deus e dos homens.», (Lucas 2:52)
Entre tantos exemplos e versículos contidos na Bíblia, escolho a citação de Lucas porque em minha opinião; resume todos os outros. Em Provérbios 7:4 o Senhor nos aconselha à tratar a sabedoria como nossa irmã e isso se trata do conhecimento e de adquiri-lo de fato. Mas devemos como pais, compreender como aplicar essa dinâmica à nossa realidade e independente das nossas condições financeiras ou realidade familiar; a Educação Cristã Bíblica deverá estar presente sempre.
A educação intencional não se limita apenas ao ensino intelectual, e sim de uma educação integral e holística, desde a hora que nos despertamos até o momento de dormir, tal como nos ordena o Senhor em Deuteronômio 6: 6-7. É um trabalho árduo, disciplinado e que nem sempre será reconhecido (eu diria que difícilmente), mas como famílias que têm o olhos postos em Cristo, esse fator não deve ser motivo de impedimento e sim de certeza de estar obrando segundo a vontade do Senhor.
Devemos ser presentes, insistentes e persistentes para que fique gravado nos corações de nossos filhos as virtudes, os valores, a fé e o amor.
A educação intencional não é a garantia de salvação dos nossos filhos, mas é com certeza uma evidência da nossa salvação, pois quando nos despertamos para essa realidade, só pode ser por obra e graça de Deus que é quem têm o poder de nos convencer por meio do Espírito Santo. E cumprir com o nosso dever, será a preparação do terreno onde será plantada a semente da verdade, a semente do evangelho.
Queridos pais, não tenham medo de fazer o correto pelos os seus filhos, não percam a fé no caminho e se fortaleçam no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois somente assim conseguiremos alcançar a meta.
Espero sinceramente poder haver trazido algo de luz para as suas inquietudes através deste post, gostaria de saber qual á sua opinião sobre esse assunto. Seja respeitoso (a) em seu comentário e estaremos encantados de interagir com você.
Deus te abençoe!